Entrevista
Sabemos que vários fãs querem desesperadamente gritar “Tokio Hotel, amo vocês!”. Por isso conseguimos uma entrevista exclusiva para vocês. Depois do photoshoot e da entrevista, chegamos à conclusão de que o Tokio Hotel é tãooooooo incrivelmente legal que não é difícil de compreender o porquê de terem se tornado no maior símbolo rock de uma Alemanha contemporânea.
Funswant: Bem vindos a Taiwan. É um grande prazer poder fazer uma entrevista exclusiva com vocês, para nos nossos imensos leitores. Em comparação com a música de Taiwan, o múltiplo desenvolvimento da música alemã manifesta-se em diferentes campos há já bastante tempo. Podem nos explicar a situação atual da indústria musical alemã? Como é que os jovens músicos podem encontrar uma maneira de se destacarem?
Tokio Hotel: Ah, na Alemanha, é extremamente difícil os jovens músicos serem bem sucedidos. A música estrangeira (em especial os artistas americanos) dominou as paradas alemãs, por isso há pouquíssimas chances para as novas bandas. Você precisa ter muita sorte para ter nem que seja a oportunidade de ser bem sucedido. O que é ainda digno de nota é a dificuldade que as bandas alemãs têm quando querem exportar para outros países.
F: O Tokio Hotel transformou-se em um pequeno fenômeno por todo o mundo. Quais os padrões que usam para comunicar uns com os outros?
Tokio Hotel: Todos nós vivemos no Norte da Alemanha, e isso é bom quando queremos escrever músicas. A maior parte das músicas e das letras são criadas pelo Bill e pelo Tom, e depois fazemos as demos no seu estúdio caseiro. Basicamente é isso.
F: Claro que agora já não têm que se preocupar em encontrar fãs, mas e no início? Podem nos contar algumas situações de quando se apresentava em Magdeburgo, essa pequena cidade na Alemanha Oriental?
Tokio Hotel: No início tínhamos apresentações marcadas todos os fins-de-semana. Éramos muito jovens, por isso estávamos delirantes com a ideia do nosso trabalho ser a música. O que interessava era nos manter afastados dos professores e dos pais. Fazíamos pouco dinheiro, mas ainda assim era uma forma de vida especial.
F: Parece que, no local onde vocês cresceram, é de alguma forma difícil desenvolver uma cultura popular. Vocês começaram num local assim e agora tornaram-se nesta banda famosa admirada por fãs histéricos. Qual foi o maior obstáculo ao longo deste percurso?
Tokio Hotel: Depois de nos tornarmos muito famosos, a maior dificuldade é conseguir manter a vida privada. Você não se sente livre como o resto das pessoas, não pode ter o prazer de ir às compras. Tirando isso, passa a maior parte do seu tempo com a banda: tocando, fazendo promoção, é sempre andando. O tempo pessoal torna-se cada vez menor.
F: Relativamente ao nome da banda, de Black Question Mark a Devilish, e depois Tokio Hotel, podem nos contar histórias ligadas a estes três nomes?
Tokio Hotel: (Risos) Essa é uma parte engraçada, até sabem o nome Black Question Mark, aquele que inventamos quando tínhamos 7 anos! Para ser honesto, éramos muito novos, e não éramos muito inteligentes. Fomos vendo no dicionário e achamos que Black Question Mark era legal, por isso ficou como nome da banda. Com cada vez mais apresentações, depois de 10 anos, pensamos que precisávamos de um nome mais apropriado. Então, nós quatro fundamos finalmente a nossa banda, e pensamos que precisávamos de um nome mais sério, por isso mudamos para Devilish. Por fim, o nome foi mudado para Tokio Hotel, principalmente porque gostamos de Tokyo, e estamos sempre em hóteis devido à quantidade de shows. E daí vem o Tokio Hotel.
F: Vocês viajam por todo o mundo. Que local ou show impressionou mais vocês? Por exemplo, ações de fãs ou o entusiasmo que sentiram. E porquê.
Tokio Hotel: Honestamente, na maioria dos locais os fãs têm muito entusiasmo, o que nos surpreende. Se tivéssemos que decidir, durante a turnê europeia, havia um grupo de fãs mais hardcore que estavam em todos os shows, em cada país e cidade, e estavam sempre na fila da frente. Ficamos muito impressionados e comovidos com eles.
F: Tendo tanta experiência no palco, já aconteceu alguma coisa estranha enquanto se apresentavam?
Tokio Hotel: Muitas coisas (risos). Uma vez, um show tinha acabado de começar e eu estava andando e cantando, então me descuidei e caí do palco. E houve outra vez, em que demos um show num local menor, por isso as instalações não eram das melhores. O palco se partiu e atingiu um fã no olho. E uma vez na França, em um show ao ar livre, Bill subiu em uma estrutura de ferro para cantar e sem querer caiu. Acontecem muitas vezes coisas dessas quando estamos tocando ao vivo.
F: Falando agora de outros interesses e passatempos além da música.
Tokio Hotel: Uma vez que a maior parte do nosso tempo é ocupado pelo trabalho, nós nos limitamos a dormir quando temos tempo livre. De um modo geral, somos todos preguiçosos, e não costumamos dormir o tempo necessário. Por isso, apenas dormimos. Além disso? Porque estamos sempre todos juntos, compramos muitos DVDs e assistimos juntos. Claro, também passamos muito tempo escrevendo músicas. E ah, o Tom tem um belo carro esportivo e ele gosta de dirigir a toda velocidade. Normalmente, não há limite de velocidade nas estradas da Alemanha. Tom interessa-se por corridas.
F: Se pudessem colaborar com qualquer pessoa (ou grupo), do passado ou do presente, nacional ou internacional, para fazer alguma coisa, quem escolheriam e o que fariam?
Tokio Hotel: O Aerosmith.
Alma Glam Rock
Nunca termina até ver o final...
Tokio Hotel, a mega banda rock alemã que recebeu mais atenção nos últimos 20 anos, atravessou metade do planeta e finalmente chegou à Taiwan! A voz lenta e arrastada com o poder de aceleração de uma rocha, conseguiu levantar um vento flamejante na Europa no espaço de 4 anos e estendeu-se diretamente para o palco do mundo. Coloquem seus fones AKG, mergulhem no eterno som, e sintam o barulho silencioso de uma nova era!
Humanoid é a obra-prima da banda alemã que ascendeu ao palco mundial. O Tokio Hotel tem 10 álbuns de platina, 4 singles número 1, turnês europeias esgotadas, e venceram o prêmio para Best New Artist no MTV VMA 2008. No processo de produção deste álbum, o Tokio Hotel se desafiou constantemente, testaram diversas possibilidades, embutidos de espírito empreendedor. O álbum foi gravado em Hamburg, Miami e LA. Tom, que adora brincar com o seu irmão, sorri: “Bill estava deixando todos loucos. Ele está sempre surgindo com coisas novas, mesmo quando ainda temos coisas para terminar. Além disso, não tivemos quaiquer tipo de limites, experimentamos muitos instrumentos musicais novos.”
Em comparação com os álbuns anteriores, Humanoid é mais eletrônico. Aquilo que o primeiro single, Automatic, quer transmitir é a relação entre as emoções com as quais as pessoas são confrontadas todos os dias e aquilo que convém na vida. Bill pergunta: “Imagina quantas coisas que acontecem diariamente são automáticas? As portas automáticas abrem automaticamente, os carros trocam de marcha automaticamente, as câmeras fazem zoom automaticamente... Estas coisas parecem bastante convenientes, mas quando isto se aplica a relações entre pessoas, deixa de soar tão bem. O amor tem que vir do fundo do nosso coração, e precisa ser genuíno. A frieza do automatismo não funciona.” É por isso que as pessoas os admiram.
Humanoid é produzido por David Jost, que ajudou o Tokio Hotel a chegarem onde estão hoje. Com a utilização do sintetizador, o Tokio Hotel anunciou com a sua sinceridade os argumentos de uma nova geração. Com um poder infinito para fazer música, uma banda tempestiva e alternativa nasceu!
Informações nas Imagens
Guitarrista: Tom Kaulitz Trümper
Data de Nascimento: 1989/09/01
Lugar de Nascimento: Leipzig, Alemanha
Signo: Virgem
Altura: 1,83m
Banda/Artista favorito neste momento: Samy Deluxe
Primeiro álbum que comprou: Aerosmith
Gostaria de: Conhecer as gêmeas Olsen e a Angelina Jolie.
Lema: Não é preciso porque eu nunca vou segui-lo.
Vocalista: Bill Kaulitz Trümper
Data de Nascimento: 1989/09/01
Lugar de Nascimento: Leipzig, Alemanha
Signo: Virgem
Altura: 1,88m
Banda/Artista favorito neste momento: Green Day, Coldplay, Keane, Nena, David Bowie
Primeiro álbum que comprou: Nena
Gostaria de: Ter uma liberdade infinita e uma vida cheia de música para o bem.
Lema: Todos os dias é um dia diferente.
Baterista: Gustav Klaus Wolfgang Schäfer
Data de Nascimento: 1988/09/08
Lugar de Nascimento: Magdeburg, Alemanha
Signo: Virgem
Altura: 1,70m
Banda/Artista favorito neste momento: Metallica
Primeiro álbum que comprou: Black Album do Metallica
Gostaria de: Comer tudo!
Lema: Tudo muda.
Baixista: Georg Moritz Hagen Listing
Data de Nascimento: 1987/03/31
Lugar de Nascimento: Halle, Alemanha
Signo: Carneiro
Altura: 1,78m
Band/Artista favorito neste momento: Fall Out Boy, Yellowcard
Primeiro álbum que comprou: Defitely Maybe do Oasis
Gostaria de: Passar mais tempo com os meus amigos e viajar pelo mundo.
Lema: Para ser honesto, meu lema muda todos os dias.
Uma lenda que começa em uma pequena cidade na Alemanha
A história do Tokio Hotel começa em Leipzig. Em 1º de Setembro, duas semanas antes da Queda do Muro de Berlim, nasciam os gêmeos Bill e Tom. Desde muito cedo eles tiveram contato com a música, isso foi por conta do seu padrasto. Eles tinham suas próprias ideias, e com algum esforço, iam ficando cada vez mais conhecidos em Magdeburg. A Universal Alemã percebeu o seu talento. Após ouvir a sua demo, a gravadora assinou de imediato um contrato. O Tokio Hotel tem vivido além das expectativas, tornando-se a banda mais bem sucedida desses últimos 20 anos.
A realização de um sonho, passo-a-passo
Poucos meses depois do lançamento do seu primeiro álbum, Schrei, outros países da Europa começavam a interessar-se pela banda. Eles desempenharam uma apresentação estrondosa no MTV EMA de 2007 e ganharam nesse mesmo ano o prêmio para “Melhor Artista Internacional”! O Tokio Hotel também conseguiu o prêmio de “Melhor Artista Revelação” no MTV VMA de 2008. O Devilish foi oficialmente mudado para Tokio Hotel após se juntarem a Universal Alemã. Mas apesar do nome, eles nunca estiveram em Tóquio. A sua escolha se deveu ao simples fato de “soar melhor que qualquer cidade da Alemanha”, brincou Tom, “Se nos chamássemos Berlim Hotel não soaria assim tão bem, não é?”.
Os gêmeos entram no mundo da moda
Tom e Bill têm um dom natural no que diz respeito à roupa e à moda. Em comparação ao estilo hip-hop do Tom, o estilo mais atrevido do Bill atrai mais atenção no mundo da moda. Os gêmeos lendários estiveram não só na capa da versão alemã da GQ, uma revista de moda, como foram convidados para a Semana da Moda em Milão para assistir ao desfile da DSquared2, cujos desenhadores são outros gêmeos famosos. Com um penteado louco e uma maquiagem carregada, Bill estreou pela primeira vez nas passerelas desfilando para a DSquared2. Quanto aos seus designers preferidos, os gêmeos foram unânimes e escolheram o rei da moda, Karl Lagerfeld. Bill elogiou Legarfeld somo sendo um gênio da criação.
A última parada na Ásia – Taiwan
O mercado da música ocidental em Taiwan é influenciado principalmente pelos cantores ingleses e americanos, mas o Tokio Hotel gnahou como mágica uma enorme base de fãs nestes últimos anos, sem qualquer tipo de publicidade. Existem inclusive blogs de fãs sobre os seus ídolos. O Tokio Hotel chegou a Taiwan no dia 2 de Maio causando o caos, batendo assim o recorde dos artistas ocidentais. Demos aos gêmeos alguns aperitivos e folhas com flores neles, típico de Taiwan. Os fãs mais hardcore, gravaram um vídeo onde fizeram o Tokio Hotel sentir a hospitalidade de Taiwan!
Imagem no fim: A gravadora pediu especificamente 2 gêmeas e 2 rapazes com 4 blusas, onde em cada uma delas estivesse 1 das 4 palavras chinesas que significavam Tokio Hotel.
sábado, 19 de junho de 2010
Tradução: Funswant Nº24/10
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário