sábado, 28 de novembro de 2009

Universal Mexico - Há racismo na música?



A primeira garante que os membros da banda alemã Tokio Hotel esperavam pelo elevador, mas quando as portas se abriram, encontraram Kalimba e então decidiram não subir, porque não compartilhar com um negro.

A outra versão é que o Tokio Hotel nunca se encontrou com Kalimba num elevador e que o único contato foi de longe, e que por “questões de segurança" ninguém se pode aproximar da banda alemã durante a sua visita a outros países.

A cena teria acontecido ou não em Acapulco há duas semanas atrás, durante a cerimónia dos Prêmios Telehit.

A primeira tese é apoiada por dois amigos próximos de Kalimba, Vera Poncho e El Burro Jorge Van Rankin, que escreveram nas suas respectivas colunas de jornal que os membros dos Tokio Hotel não só se mostraram racistas como também arrogantes com a equipa de produção Telehit e em geral com o público.

"Contaram-me - escreveu Van Rankin - que num momento em que estavam no elevador, ele abriu-se e entrou Kalimba e estes rapazes (Tokio Hotel) saíram para não conviver com o cantor. "

Poncho Vera também não foi testemunha e baseia o que diz em "coisas que me disseram."

Um porta-voz da Universal Music, a discográfica dos músicos alemães, negou as acusações: "Estive sempre com eles e nunca vi uma atitude estranha dos Tokio, pelo contrário, foram sempre amigáveis e com disposição para saudar todos os fãs ", disse ele.

O próprio Kalimba ignorou a questão numa entrevista realizada no final do evento.

Questionado sobre o alegado problema com a banda alemã, ele respondeu: "Eu não sei, não tenho nenhum problema, eu amo todos eles, se houve algum problema provavelmente foi teu, porque eu não tive”.

O boato, negado por alguns e alimentado por outros, provocou um debate: Existe racismo no mundo da música?

Outros episódios

Kalimba sofre de um acto de discriminação em Dezembro de 2005.

Ele mesmo narrou que ele se alterou com um cliente de um bar que lhe fez comentários racistas.

A situação foi tão grave que o cantor acabou por dar com uma garrafa ao agressor, que insistia em insultá-lo, chamando-o de "preto de merda”.

O cantor Johnny Laboriel lembrar-se dessa passagem e critica-o duramente, já que ele diz que ser negro nunca foi uma causa de discriminação, pelo menos no seu caso. "Por te chamarem negro não é motivo para deitar uma garrafa a alguém. Isso apenas demonstra que estás complexado". Este pensamento valeu-lhe a inimizade de alguns familiares de Kalimba.

Erika Saba, uma ex-companheiroa do jovem artista do grupo extinto OV7 , assegura que durante a sua permanência no grupo que nunca presenciou nenhum acto de discriminação racial contra Kalimba ou a sua irmã M'Balia, seja no México ou na América Latina.

Duvida inclusive das razões que provocaram a controvérsia: “O mais certo é que os Tokio Hotel não iam entrar no elevador, por uma questão de ego como um artista, não por racismo, sim porque queriam um elevador só para eles".

Dizem que são nazistas
Na rede existem rumores que acusam os Tokio de serem nazis. Tudo é baseado em especulações, incluindo o argumento de que colocar sua música "Monsoon" para trás, ouve-se o seguinte fragmento: "Glória a Hitler", em espanhol, não alemão.

Kalimba tem dado origem a rumores. O seu representante, em Westwood (a empresa que organiza a sua agenda de trabalho) disse que o cantor nunca confirmou a alegada discriminação e que, pelo contrário, se msotrou feliz em voltar à cidade do México, após a entrega dos prémios.

A fonte assegurou que depois dos prémios Telehit, cantor não fez nenhum comentário sobre o sucedido. Em vez disso, ele garante que lhe constou de que os membros dos Tokio Hotel foram os mais conflictivos durante a realização da dita premiação, pois no seu status de "estrelas internacionais” exigiram que fechassem todo o piso de um luxuoso hotel para eles e para as pessoas que trabalham com eles.

Isto coincide com o que foi descrito por Jorge Van Rankin, que escreveu no seu espaço: "O que mais me chamou á atenção foi a atitude insuportável e a arrogância, assim como a notável discriminação ás pessoas de tom moreno, que já foram motoristas ou pessoas de montagem.

Kalimba disse a seus colaboradores mais próximos que já estava farto dos boatos e que a única coisa que ele pedia era para permanecerem em silêncio e se metessem a trabalhar.

Fonte: Thbrasilfas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário